Wednesday 4 April 2018

3 dias em Santiago do Chile


Nosso primeiro "contato" com o Chile foi durante o voo, enquanto cruzávamos a Cordilheirados Andes pudemos observar no horizonte as montanhas cobertas de neve. Para nos, que nunca tínhamos visto neve tão de perto foi algo muito emocionante, uma paisagem completamente diferente do que estamos acostumados.

Tivemos 3 dias inteiros para visitar Santiago do Chile, então preferimos focar exclusivamente na capital e deixar de lado as atrações por perto, como as visitas às vinícolas, a Valparaíso, a Vinha del Mar ou as estações de ski.


No primeiro dia fomos conhecer o Bairro Bellavista que é cheio de grafites, restaurantes e bares onde petiscar ou beber algumas cervejas. Vimos vários trabalhadores aproveitando as promoções de happy hour em vários bares. No mesmo bairro fica uma das casas onde morou o Pablo Neruda, o nome da casa é La Chascona.





















A nossa seguinte parada foi nos arredores da praça Baquedano, que é um lugar muito tradicional para as celebrações dos amantes do futebol, estivemos por ai curtindo um bom tereré até o horário do almoço. Decidimos almoçar na Fonte Alemã que um lugar muito tradicional, algo muito parecido com o Lido Bar de Assunção no Paraguai. Desfrutamos de um Lomito Completo! Para vocês terem ideia do tamanho do sanduiche conseguimos comer somente um cada. 

Na parte da tarde decidimos visitar inicialmente o Museu de Belas Artes e depois o Mercado Central.  O primeiro nos pareceu muito interessante, apesar de não sermos muito amantes de arte, já o segundo foi uma completa decepção. Esperávamos encontrar um mercado cheio de cores, aromas e sabores. Em resumo, um lugar cheio de vida, entretanto o que encontramos foi um lugar muito turístico, onde somente tinha restaurantes disputando a preferência dos turistas e alguns postos de venda de peixes e frutos do mar.

Para encerrar o dia com chave de ouro fomos ao bar La Piojera (O ninho de piolhos, numa tradução livre), este bar funciona desde 1896 e ficou ainda mais famoso em 1922, ano em que segundo a lenda o presidente Arturo Alessandri Palma teria dito "Vocês me trouxeram a este ninho de piolhos?" depois que o diretor de investigações da policia teria sugerido ir num boteco onde o povo vai.

No bar curtimos um terremoto, o drink mais famoso do lugar e sim, realmente parece um ninho de piolhos ;-) Muito recomendado!!!






















Começamos o segundo dia da nossa visita por Santiago indo ao Museu da Memória e dos Direitos Humanos, um lugar muito interessante para não esquecer o quanto o povo chileno sofreu sob a ditadura do Pinochet.

Depois fomos percorrer a Quinta Normal, que é um parque muito grande onde encontra-se o Museu Nacional, o Museu Ferroviário e a Faculdade de Medicina da Universidade do Chile entre outras coisas. 




















Depois de desfrutar de um bom tereré fomos almoçar no Mercado de La Vega, sugestão dos nossos anfitriões Rodrigo e Daniela (do Couchsurfing), este lugar foi uma grata surpresa, pois finalmente encontramos um mercado de verdade frequentado pelos locais! Além de poder curtir um pouco da rotina do lugar tivemos a oportunidade de provar um dos pratos da culinária do Chile. Comemos Pastel de Choclo, uma espécie de torta de milho com recheio de carne moída, muito bom!




Para fechar o dia fomos ao Cerro Santa Lucia onde é possível observar a cidade desde o topo, além de ser um ótimo lugar para observar o por do sol.





















Para o ultimo dia reservamos uma visita guiada ao Palácio da Moeda, que é o lugar onde o presidente de turno desempenha suas funções, durante a visita foi possível aprender um pouco sobre a historia do lugar e visitar diversas instalações que fazem parte do Palácio, também pudemos observar as moedas cunhadas para cada presidente. Nos arredores do Palácio vimos a troca da guarda dos Carabineiros (Polícia do Chile) e o hasteamento da bandeira do Bicentenário.





Depois fomos visitar o Museu Centro Cultural Palácio da Moeda, este museu possui diversas exposições, sempre muito interessantes. Quando fomos vimos uma sobre o Egito e as suas múmias. 




Depois do almoço, mais um museu, desta vez o Museu de Historia Nacional, que mostra a historia do país através de diversos objetos, desde o mundo rural até algumas armas, passando por vários objetos Mapuches.  Para fechara tarde fomos ao Cerro São Cristovão, para isto tínhamos duas opções, pagar a tarifa de ida e volta e subir no bondinho ou subir caminhando de graça, obviamente escolhemos a segunda opção. Finalmente, depois de quase duas horas subindo fomos recompensados pela bela vista panorâmica da cidade a 700 metros de altura e com um delicioso mote com huesillos, que é uma bebida bastante saborosa apesar de que o seu aspecto não seja dos melhores.




Depois de ver mais um por do sol, desistimos de descer andando de novo, estava muito frio e obscuro, então optamos por pagar a tarifa de volta do bondinho.





















No final do dia, nos despedimos de Santiago com um churrasco na casa do nosso host do Couchsurfing e algumas cervejas. No dia seguinte a Ilha de Páscoa nos esperava!


No comments:

Post a Comment