Sunday 3 June 2018

Um pouco mais sobre Cairns

Durante o tempo que estivemos em Cairns varias coisas nos surpreenderam, por sorte todas de forma muito positiva. A primeira de todas foi no mesmo dia que chegamos na cidade. Nos perguntamos para o Ryan onde poderíamos comprar um caderno, lápis, caneta, etc. para ir para o curso, ele como sempre muito solícito nos levou para um lugar onde comprar o que precisávamos, nos pensamos que seria uma papelaria ou alguma coisa do tipo, nada muito grande. Estávamos totalmente enganados, fomos para um lugar chamado Office Works, uma espécie de supermercado, mas somente para este tipo de coisas, a quantidade de opções era impressionante, simplesmente inacreditável.

Outra coisa que também chamo a nossa atenção era que nos supermercados alem do tradicionais caixas, onde uma pessoa atende, tinha caixas de autoatendimento. Ou seja, o próprio consumidor vai passando as suas compras pelo leitor do código de barras, Poe tudo numa sacola ou na sua bolsa, como era o nosso caso e depois paga a sua compra, com cartão ou com dinheiro. Caso tenham duvidas, sim as maquinas também dão o troco.



Sobre as pessoas e a cidade em si, gostamos muito da chance de poder fazer um churrasco a qualquer hora numa das churrasqueiras publicas, o bom é que todos usavam a churrasqueira somente durante o tempo necessário, depois limpavam tudo e pronto! Que venha o próximo, a parte ruim era que beber em lugares públicos é proibido, ou seja nem tudo é perfeito ;-) Nós aproveitamos esse espaço publico muito bem, fizemos vários churrascos, com os japoneses, com os latinos, aniversários e alguns até oficiais da escola.

A escola onde fomos estudar oferecia diversas atividades extra curriculares ioga, salsa, assistir filmes, torneios de ping pong, futebol, vôlei, aulas de canto, aulas de blog, etc. Todas para praticar o inglês em situações diferentes e mais reais. Mas, a que mais nos surpreendeu foi que a escola oferecia pizza, cerveja e sidra de graça num pub toda segunda-feira, logicamente tudo para praticar o inglês hahaha a verdade é que não era muito, duas ou três fatias de pizza e dois ou dois copos de cerveja ou sidra. Antes de continuar é bom deixar claro algo que nós não sabíamos, eles bebem sidra o ano inteiro, diferente de nós que costumamos beber só no fim do ano.



Além das pizzas, cervejas e sidras que eram para todos, um dos alunos era designado como "o líder", isto é a pessoa encarregada de entregar para cada aluno a pulseira para entrar no pub sem pagar, apresentar-se ao gerente do pub e depois servir as pizzas e bebidas com a ajuda de alguns voluntários. Em recompensa por todo esse "sacrifício" o líder tinha direito a dez drinks de graça e um vale para um jantar para outro dia.



O processo de escolha do líder funcionava da seguinte forma, todas as sextas tinha uma pequena cerimônia de graduação para os alunos que estavam concluindo o curso. Uma vez terminada a cerimônia a encarregada perguntava quem queria ser o/a líder. Obviamente a disputa era sempre entre os sul-americanos hahahah Ubaldo foi líder duas vezes.

Como mencionamos anteriormente, fazíamos tudo andando, ir ao mercado, à escola, ao pub, ou seja andávamos a qualquer hora e nunca tivemos nenhum problema. Ficamos sabendo que o maior problema é que na cidade as vezes os adolescentes roubam bicicletas e depois de um par de dias deixam as mesmas largadas em algum lugar da cidade. Ou seja, nada serio do que se preocupar, infelizmente é uma realidade muito distantes do que estamos acostumados na America Latina.

A única atividade turística que fizemos em Cairns foi mergulhar, foi caro mas estar tão perto da grande barreira de corais e não mergulhar seria quase um pecado! No total fizemos 6 mergulhos, gostaríamos de ter feito muitas mais, uma pena. Sobre os mergulhos podemos dizer que foram sensacionais, vimos muita coisa, um monte de peixes coloridos, entre eles o peixe palhaço, mais conhecido como Nemo, tartarugas, barracudas e diferentes tipos de corais, suaves, duros e alguns não tão coloridos. É uma pena que dos mais de 2.300 Km do cumprimento da grande barreira tenhamos conhecido apenas alguns metros. Ficou pra próxima!



No comments:

Post a Comment